domingo, 10 de abril de 2011

Catecismo - Parte VI



PARÁGRAFO 3 - O TODO-PODEROSO


                              268) De todos os atributos divinos, só a onipotência de Deus é mencionada no Símbolo: confessá-la é de grande importância para nossa vida. Nós cremos que ela é universal, pois Deus que criou tudo (Gn 1, 1-3; Jo 1, 3), governa tudo e pode tudo. A Onipotência é também de amor, pois Deus é nosso Pai (Mt 6, 9); e é misteriosa, pois somente a fé pode discerni-la, quando (a onipotência divina) "se manifesta na fraqueza" (2Cor 12, 9; 1Cor 1, 18).


"ELE FAZ TUDO O QUE QUER" (Sl 115,3)

                              269) As Sagradas Escrituras professam reiteradas vezes o poder universal de Deus. Ele é chamado "o Poderoso de Jacó" (Gn 49,24; Is 1,24 e.o.), "o Senhor dos exércitos", "o Forte, o Valente” (Sl 24,8-10). Se Deus é Todo-Poderoso "no céu e na terra" (Sl 135,6), é porque os fez. Por isso, nada lhe é (Jr 32, 17; Lc 1, 37) impossível, e Ele dispõe à vontade de sua obra (Jr 27, 5); Ele é o Senhor do universo, cuja ordem estabeleceu, ordem esta que lhe permanece inteiramente submissa e disponível; Ele é o Senhor da história: governa os corações e os acontecimentos à vontade (Est 4, 17; Pr 21, 1; Tb 13, 2). "Teu grande poder está sempre a teu serviço, e quem pode resistir à força de teu braço?" (Sb 11,21).


"TU TE COMPADECES DE TODOS, PORQUE TUDO PODES" (SB 11,23)

                              270) Deus é o Pai Todo-Poderoso. Sua paternidade e seu poder iluminam-se mutuamente. Com efeito, ele mostra sua onipotência paternal pela maneira como cuida de nossas necessidades (Mt 6, 32), pela adoção filial que nos outorga ("Serei para vós um pai, e sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso": 2Cor 6,18), e finalmente por sua misericórdia infinita, pois mostra seu poder no mais alto grau, perdoando livremente os pecados.

                              271) A onipotência divina de modo algum é arbitrária. "Em Deus o poder e a essência, a vontade e a inteligência, a sabedoria e a justiça são uma só e mesma coisa, de sorte que nada pode estar no poder divino que não possa estar na vontade justa de Deus ou em sua inteligência sábia" (São Tomás de Aquinos. th. 1, 25, 5, ad 1).


MISTÉRIO DA APARENTE IMPOTÊNCIA DE DEUS

                              272) A fé em Deus Pai Todo-Poderoso pode ser posta à prova pela experiência do mal e do sofrimento. Por vezes, Deus pode parecer ausente e incapaz de impedir o mal. Ora, Deus Pai revelou sua Onipotência da maneira mais misteriosa no rebaixamento voluntário e na Ressurreição de seu Filho, pelos quais venceu o mal. Assim, o Cristo crucificado é "poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" (1Cor 1,25). Foi na Ressurreição e na exaltação de Cristo que o Pai "desdobrou o vigor de sua força" e manifestou "que extraordinária grandeza reveste seu poder para nós, os que cremos" (Ef 1,19-22).

                              273) Somente a fé pode aderir aos caminhos misteriosos onipotência de Deus. Esta fé gloria-se de suas fraquezas a fim de atrair sobre si o poder de Cristo (2Cor 12, 9). Desta fé, a Virgem Maria é o modelo supremo, ela que acreditou que "nada impossível a Deus" (Lc 1,37) e que pôde engrandecer o Senhor: "O Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor, seu nome é Santo" (Lc 1, 49).

                              274) "Por isso, nada é mais adequado para consolidar nossa Fé e nossa esperança do que a convicção profundamente gravada em nossas almas de que nada é impossível a Deus. Pois tudo o que [o Credo] a seguir nos proporá a crer (as maiores coisas, as mais incompreensíveis, bem como as que mais ultrapassam as leis ordinárias da natureza), desde que a nossa razão tenha pelo menos idéia da onipotência divina, ela as admitirá facilmente e sem qualquer hesitação".


RESUMINDO

                              275) Juntamente com Jó, o justo, nós confessamos: "Reconheço que tudo podes e que nenhum dos Teus desígnios fica frustado" (Jó 42,2).

                              276) Fiel ao testemunho da Escritura, a Igreja dirige com freqüência sua prece ao "Deus Todo-Poderoso e eterno" ("omnipotens sempiterne Deus..."), crendo firmemente que "nada é impossível a Deus" (Gn 18, 14; Lc 1, 37; Mt 19, 26).

                              277) Deus manifesta sua onipotência convertendo-nos dos nossos pecados e restabelecendo-nos em sua amizade pela graça ("Deus, qui omnipotentiam tuam parcendo maxime et miserando manifestas... - O Deus, que manifestais o vosso poder sobretudo na misericórdia...").

                              278) Se não crermos que o amor de Deus é Todo-Poderoso, como crer que o Pai pode nos criar, que o Filho pode nos remir e que o Espírito pode nos santificar?






The Voice
(Celtic Woman)




O vídeo e a música não fazem parte do catecismo, mas inseri no post apenas como complemento. A seguir, a letra e a tradução da música:


(Human Being):

I hear your voice on the wind
And I hear you call out my name


(Voice):
"Listen, my child," you say to me
"I am the voice of your history
Be not afraid, come follow me
Answer my call, and I'll set you free"

I am the voice in the wind and the pouring rain
I am the voice of your hunger and pain
I am the voice that always is calling you
I am the voice, I will remain

I am the voice in the fields when the summer's gone
The dance of the leaves when the autumn winds blow
Ne'er do I sleep thoughout all the cold winter long
I am the force that in springtime will grow

I am the voice of the past that will always be
Filled with my sorrow and blood in my fields
I am the voice of the future,

(Human being):
Bring me your peace,
Bring me your peace, and my wounds, they will heal...

(Voice):
I am the voice in the wind and the pouring rain
I am the voice of your hunger and pain
I am the voice that always is calling you
I am the voice

I am the voice of the past that will always be
I am the voice of your hunger and pain
I am the voice of the future
I am the voice, I am the voice
I am the voice, I am the voice


TRADUÇÃO:

(Ser humano):

Ouço a sua voz no vento.
E ouço-a chamar meu nome.

(Voz):
"Ouça, minha criança!" Você diz para mim,
"Eu sou a voz de sua história,
Não tema - venha, siga-me,
Responda meu convite e vou tornar você livre".

Eu sou a voz do vento e da chuva torrencial,
Eu sou a voz de seu anseio e dor;
Eu sou a voz que sempre está chamando você,
Eu sou a voz - Eu persistirei.

Eu sou a voz nos domínios em que o verão acabou,
A dança das folhas no Outono, quando os ventos sopram;
Posso dormir ao longo de todo o frio do Inverno;
Eu sou a força que na primavera vai crescer.

Eu sou a voz do passado que será sempre,
Pleno com meu sofrimento e com sangue em meus campos.
Eu sou a voz do futuro.

(Ser humano):
Traga-me a sua paz, traga a sua paz, e as minhas feridas irão cicatrizar...

(Voz):
Eu sou a voz do vento e da chuva torrencial,
Eu sou a voz do seu anseio e da dor;
Eu sou a voz que sempre está chamando você,
Eu sou a voz.

Eu sou a voz no passado que será sempre
Eu sou a voz de fome e dor;
Eu sou a voz do futuro;
Eu sou a voz!


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